Máquinas e cases – Ducati


Mais uma estratégia para atrair leitores...

Mais uma estratégia para atrair leitores...

Dando continuidade à análise de propagandas e estratégias de marketing das grandes marcas do mercado de motos, lhes trago hoje a italianíssima Ducati.

duc21

A empresa italiana da casa de Bologna, renascida após a II Guerra mundial em 1954, fabricava motores auxiliares para bicicletas e motos. Suas primeiras motos não possuíam seta nem retrovisor. Diferenciavam-se das japonesas principalmente pelo motor em forma de “L”, quebrando o design ao qual estávamos acostumados, trazidos pelas nipônicas.

No Brasil, diante de Honda’s e Kawasaki’s, em 1977,  Salvatore Amato em sua Ducati 750S ganhou o Campeonato Paulista de Motorsport (de 600 a 1.300 cilindradas) fazendo com que a marca se tornasse famosa no país.

Salvatore Amato

Salvatore Amato

Em 1994, a empresa italiana lança sua maior lenda: a Ducati 916. Vencedora de inúmeros prêmios, não só em motociclismo como também em arte e design, a 916 é um clássico atemporal que evoluiu para 996, 998 e agora 999 mostrando todo seu pedigree para corridas tornando-a uma das favoritas dos pilotos.

Acompanhe a evolução:

916

916

996

996

998

998

999 Oh my...!

999 Oh my...!

Em 2007, a Ducati realizou uma alteração em sua divisão departamental que assustou alguns profissionais da área de comunicação e de marketing. Simplesmente aboliu o departamento passando a realizar ações através de uma “comunidade” , a Ducatisti , disposta na internet, funciona como um fórum que  diretamente com seus clientes visa soluções de design, organizar eventos e encontros, atrair novos clientes e até anúncios. É mais uma empresa de motocicletas apostando no Marketing de Relacionamento. Amante de marketing, a empresa possui novamente não somente um departamento, mas uma gama de executivos que trabalham na inovação e divulgação da marca pelo mundo.

Eles também apostaram em merchandising, “emprestando” máquinas com designs diferenciados para filmes Hollywoodianos. É o caso de Matrix, Blade,  Rollerball e Yes Man.

Ducati_Trinity_2

Wesley Snipes e a estrela

Wesley Snipes e a estrela

Filme Rollerball

Filme Rollerball

Jim Carrey, chamando ela no grau

Jim Carrey, chamando ela no grau

Além das estrelas da música internacional:

Dá-lhe Bey!

Dá-lhe Bey!

Em Toxic, a Srta. Spears e o bem aparentado Tyson Beckford, numa 999S

Em Toxic, a Srta. Spears e o bem aparentado Tyson Beckford, numa 999S

Campanhas:

Valentine's Day - Campanha criada pela Mattos Grey/2007

Valentine's Day - Campanha criada pela Mattos Grey/2007

Aqui a campanha mostra as vantagens da moto contra seus concorrentes indiretos, os automóveis.

Aqui a campanha mostra as vantagens da moto contra seus concorrentes indiretos, os automóveis.

Outra campanha interessante foi a Ducati People, de 2003 e 2004, onde a empresa incentivou proprietários das motos a enviarem fotos com suas Ducati e descrições de seus estilos de vida. Foi um sucesso o grande número de footgrafias enviadas, porém somente 26 participantes foram escolhidos para voar até Bologna e serem fotografados profissionalmente.

A marca também possui roupas, acessórios e fez parceria com empresas chiquérrimas como MAC, Harrods e Roberto Cavalli, além de ter visto suas peças dando voltas ao mundo através da parceria com a DKNY.

E pra mulherada Tom Cruise nos bons tempos!

TomXP3101_468x565

É isso, aí!

Coloquem seus capacetes e vrum vrum, até semana que vem!

Anúncios
    • Dayane
    • 22 de setembro de 2009

    Quero fazer um comentário aqui!
    O Tom Cruise ainda continua tudo de bom…

    Claro que não chega aos pés do Jhonny Depp

    hauhauahuahua
    Legal a matéria Sanny, interessante ver como a marca investe sua marca nos cinemas e música.

      • Sanny Sassi
      • 22 de setembro de 2009

      Isso pq ainda nem falei das Aprilia e Triumph…que estão em todos os filmes de motos.

      E Tom já teve mais bonito, hj em dia ele tá cheio de rugas…

      Aguarde as proximas que tem mais caras gatos..rs!

  1. Maaass… não era pra falar de motos, meninas?

      • Sanny Sassi
      • 22 de setembro de 2009

      Ainda É…pra falar das propagandas delas na verdade, haha!

      Ah! Bruno, dá um boi que eu to pondo varias gatenhas nas motocas, vai!

    • Yuu
    • 23 de setembro de 2009

    vc devia ter dito Srta. Spears nos bons tempos..rs

    de qualquer forma a moto do sim senhor é bem loka msm,,
    e como eu nao entendo nada de marketing pra comenta, fica o meu Belo Post.!
    =D

    • Allan macaco
    • 25 de setembro de 2009

    Você vai falar da Triumph? Não esquece de falar da relação com o Metallica, acho que eles são patrocinados, ou fãs da motoca.

    Esse blog ta baum demais!!!!

    To lendo todo dia véi!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: