Globo e [s]democracia, liberdade de expressão[/s]você, tudo a ver.


CARTA NA ÍNTEGRA

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2009.

POLÍTICA PARA USO DE MÍDIAS SOCIAIS

“Com o objetivo de proteger seus conteúdos – fruto do esforço individual de centenas de colaboradores – da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus Princípios e Valores e a independência da sua linha editorial, a expansão de novas plataformas “virtuais” nos leva a reforçar normas que já devem prevalecer quanto aos demais veículos de comunicação tradicionais.
Neste sentido, a política para o uso das chamadas mídia sociais (blog, twitter, facebook etc.) pelos contratados da Rede Globo segue, rigorosamente, a mesma regra geral determinada para as demais formas de manifestação pública:
· A divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo; ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório, ou qualquer outra informação/conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Rede Globo são vedados, independentemente da plataforma adotada, salvo expressamente autorizada pela empresa.
· A hospedagem em Portais ou outros sites, bem como a associação do nome, imagem ou voz dos contratados da Rede Globo a quaisquer veículos de comunicação que explorem as mídias sociais, ainda que o conteúdo disponibilizado seja pessoal, só poderá acontecer com prévia autorização formal da empresa.
· O uso de ferramentas associadas a um produto da empresa dependerá de avaliação e aprovação da direção de cada área, cabendo a esta definir sua linha editorial – de acordo com as diferentes características da área de trabalho -, zelando pelo cumprimento dos nossos Princípios e Valores, da nossa política comercial e pelas questões legais que podem envolver a atuação em veículos de relacionamento pessoal.
· As Promoções relativas à grade da emissora são de responsabilidade exclusiva dos canais oficiais dos programas e das áreas com essa função.
· A presença individual e particular dos nossos contratados deve se restringir, se desejada, exatamente a este universo, estando totalmente desvinculada da atuação na Rede Globo, nem tampouco associados a outros veículos de comunicação. Se essa separação clara não puder ser estabelecida, o uso dessas mídias fica inviabilizado.
Esclarecemos, por fim, que, salvo na hipótese de acordo formal ou de citação de fonte jornalística, nossos programas, telejornais e peças de promoção ou divulgação jamais remeterão nossos telespectadores para plataformas de terceiros.”

 

Hmm..
Uma visão prepotente conservadora para preservar seus conteúdos? Isso pra mim mais parece ditadura, censura ou falta de competência para gerir a porcaria dos conteúdos. Bem agora que as redes sociais surgem com força e se popularizam tanto, os artistas também, e a Globo decide acabar até com os blog hospedados em outros canais que não o globo.com. Ta mais na cara que o nariz que no futuro ou a TV adequa seu conteúdo à internet, ou acaba. Eu mesmo só vejo tv pela net hoje e dia.
A Globo vem perdendo força (vide a Record, antes da briga passou o SBT no segundo lugar entre as emissoras, mesmo sem o SBT ter perdido audiencia.. tirou a audiencia de quem?…hm…) e a Record agora quer gastar caminhões de dinheiro pra ganhar a guerrinha do sujo contra o mal lavado. Esta produzindo um programa nos moldes do CQC, com apresentação do péssimo Marcos Mion, e ao que tudo indica vão comprar os direitos de transmissão do campeonato brasileiro de futebol a partir de 2011, custe o que custar, como ja fizeram com as olimpíadas de 2012. E a Globo? Ah, a Globo esta mais preocupada com o que seus funcionários postam no Twitter 🙂

Amigos saudosistas (se é que ainda existem), corram para as montanhas e percam a esperança quanto a qualidade da TV no Brasil.

Ouvindo Johnny Cash – The man comes around.

Anúncios
    • Dayane
    • 14 de setembro de 2009

    Hoje, não tem como negar que a internet é uma grande mídia de apoio e não somente para campanhas publicitárias, mas também para alavancar programas da TV. A Globo como sempre já saiu na frente e já possui todo o seu material televisivo disponível para os assinantes,e possui um dos maiores portais brasileiros. As outras emissoras começaram a vislumbrar somente agora, a importância de trabalhar com mais afinco sobre esse meio de comunicação e estão começando a reformular seus sites afim de deixarem mais atrativos.

      • Sanny
      • 15 de setembro de 2009

      Mas Day, isso não justifica eles privarem seus funcionários da liberdade de expressão a qual nós todos temos direito.

    • Dayane
    • 15 de setembro de 2009

    Oi Sanny, em nenhum momento disse que a Globo estava certa.
    A Globo já faz isso com seus funcionários antes mesmo dessas mídias sociais, por exemplo, não deixando que eles fossem a outras emissoras para fazer entrevista, já era de se imaginar que eles iriam querer fazer a mesma coisa na net.

    Um absurdo por sinal

    Bjs Boys

      • Sanny
      • 16 de setembro de 2009

      AH…desfeito o mal entendido entonces! =)

  1. A Globo manipula tudo que for possivel, ela manipula desde aquele adolescente ingenuo e inocente que ve Malhaçao, manipula aquele senhor que chega cansado do trabalho e vai assistir O Jornal Nacional achando que ali ela vai ta bem informado…Imagina que os proprios funcionarios vao ser manipulados tambem , com a doce ilusao de serem globais(grandes merda)o que é bem real, ja que eles vivem em uma redomaa, totalmente controladinhos pela querida Globo:)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: