Gripe suina – O que você acha?


E esse tal lance de gripe suina ae, que que você acha hein? De certo, ta todo mundo cansado de ouvir e de saber que a mídia precisa de uma desgraça por mês pra se manter atrativa, mas será que todo mundo deve mesmo sair arrancando os cabelos e fazendo promessas para Santo Expedito?

Vamos aos “fatos” (nada documentado, nem comprovado, estimativas sem fonte): Umas 2.000 pessoas contrairam a tal da gripe e todo mundo quer usar máscara, 25 milhões de pessoas tem AIDS mas nem todo mundo que usar camisinha. O que que você acha?

No mundo todo, por ano morrem 2 milhões de crianças por uma simples diarréia, que poderia ser evitado com mínimos cuidados e um soro caseiro que custa 25 centavos. E os noticiários nada falam.

No mundo, todo ano morrem milhões de pessoas vítimas da malária, que poderia ser evitado com um simples mosquiteiro, e um pequeno esforço conjunto das nações que desenvolvem, entre outras coisas carros esportivos cada vez mais mais velozes, TV’s cada vez maiores e armas de fogo cada vez mais letais, a fim de encontrar uma cura para essa doença que mata tanta gente a décadas. Deve ter passado na sua cabeça que provavelmente isso se deve ao fato de, entre outros, as pessoas acometidas da enfermidade residirem na África e região norte (parte mais pobre) do Brasil. O que que você acha?

Há cerca de 10 anos vocês devem se lembrar da mega-pademia da gripe aviária. Os noticiários? Entupidos de notícias a respeito, alarmando as pessoas a se cuidarem do vírus tão mortal.
No final, a tal gripe matou em torno e 250 pessoas, em 10 anos… umas 25 mortes por ano. A gripe comum mata meio milhão de pessoas todos os anos. Meio milhão contra 25. E o que que você acha?

Todo mundo também deve ter ouvido falar num tal de “Tamiflu”, o remédio que supostamente protege contra o vírus da gripe suína. E tinha a mesma propaganda na época da gripe aviária. Eficaz ou não, foram vendidas 14 milhões de doses aos países asiáticos, e os mega laboratórios Roche e Relenza, obtiveram milhões em lucro. Hm…que que você acha?
Antes com os frangos, agora com os porcos.
Ja não se fala tanto do golpe de estado em Honduras, das manifestações violentas na China ou da eleição fraudulenta no Irã. Ja não se fala nada da crise econômica ou dos torturados em Guantânamo. Hm…

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflu. Um dos principais (ou o principal quissá) acionistas da empresa é o secretário de defesa do governo Bush, Donald Rumsfeld, artífice da guerra do Iraque…

 Em outubro de 2004 (dois mil e quatro!) o cientista russo Dmitry Lvov, do instituto de Virologia da Academia de Ciências russa preveu uma pandemia de gripe que poderia matar até 1 bilhão de pessoas em seis meses. O russo afirmou que a pandemia aconteceria entre 2005 e 2010, surgindo do vírus H3N2 das aves se misturara com o vírus humano no organismo suíno. E, claro, digamos que não foi levado a sério. O que que você acha?

Por que a Organização Mundial da saúde não declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação dos medicamentos genéricos para combatê-la, e distribui tais medicamentos de graça nos países pobres?

E o porquinho?

Culpado ou inocente? O que que você acha?

Ouvindo Oomph! – ‘Augen auf’

Anúncios
    • Sanny Sassi
    • 11 de agosto de 2009

    Eu não sabia disso do Donald ser acionista do remédio…mais uma vez a tese do Michael Moore (vide Fahrenheit 11 de Set) de que o mundo vive sob o alerta vermelho, fica em evidência. Sempre que estamos oscilando entre laranja e amarelo (nível de pânico) alguém vai lá e toca a sirene para a população correr pro vermelho. Normalmente esse alguém é sempre um nome do alto comando norte-americano. Exemplos? As guerras mundiais (nível vermelho altíssimo), as crises econômicas(foi a crise dar uma acalmada e o verde querer aparecer que começaram o alarde da gripe), o aquecimento global (Al Gore ficou esquecido), etc…

    • Lucas
    • 11 de agosto de 2009

    Nem só de elogios vive um blog…

    Acho interessante levantar essa temática. Gera bastante discussão. Mas não podemos ocultar o fato de que o vírus da tal gripe suína é bem mais “efetivo” que o da gripe comum. Não podemos ocultar o fato de que o número de mortos nos casos de gripe suína e aviária só foi baixo por causa do alerta máximo e certo pânico existente. Caso fosse tratado como um mero vírus sua letalidade seria bem maior. E claro, não podemos esquecer que a AIDS se dissemina por irresponsabilidade de quem é portador do vírus. A galera não usa camisinha por irresponsabilidade.

    E pra complementar: não é por nada, mas vários fragmentos do texto aqui postado eu já havia lido em outros muitos lugares a umas duas semana atrás. Inclusive esses dados foram bastante divulgados no Twitter como uma grande teoria da conspiração.

    Abraços!

    • Iae Lucas, beleza? Valeu pelo coment, man
      Bom, mas como citado, o virús da malária, da AIDS, da gripe comum e tantos outros também é tratado com certo alarde e ainda assim mata muita gente (vide dengue). Dependendo da cultura, pode ser considerado como falta de responsabilidade a transmissão de todos eles. No Japão, por exemplo, uma pessoa gripada não sai de casa sem estar usando uma máscara. Não como aqui, que quem usa é quem não se encontra infectado, mas sim quem está doente, para não passar a doença para as demais pessoas, entende? Uma atitude simples e barata. Na África, a maioria das pessoas pesquisadas dizem que embora o risco de contrair o virus da AIDS seja enorme, ainda assim preferem fazer sexo sem o uso do preservativo.
      Irresponsabilidade? O que que vocês acham?

      Ah, e sobre os fragmentos do texto, sim o texto foi construído baseado nas mensagens disseminadas pela internet após o “bang” do vírus. Como eu disse, “nada documentado, nem comprovado, estimativas sem fontes.” Só queria passar adiante a avalanche de informações e fazer a galera pensar sobre qual seu próprio ponto de vista.
      Abraço!

        • Lucas
        • 12 de agosto de 2009

        Opa, fala Daniel, beleza?

        Cara, entendo seu ponto, e é como eu disse, essa discussão é polêmica e se formos colocar todos os pontos e contrapontos aqui ficaremos o dia inteiro digitando!

        Acho só importante citar que apesar da internet ser uma grande ferramenta de comunicação livre, temos que ter certo cuidado ao levantar a informação pois muitas coisas podem parecer sacanagem e não são, e ao mesmo tempo muita coisa que parece normal é sacanagem pura. E mais, acho que a internet nos trás muita informação, mas na hora de reproduzirmos temos que ou dar créditos, ou nos basear no que lemos para escrever com nossas próprias palavras.

        E recomendo a todos, caso consigam, lerem a matéria de capa da revista Super Interessante do mês de Agosto. Tem bastante informação técnica e científica sobre esse tema.

        Valeu, parabéns pelo blog e continuem assim!

        Abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: