Intervenções Urbanas


Aaaahh, hoje eu quero falar sobre um assunto que sempre me fascinou muito, e que ultimamente tenho me inteirado cada vez mais a respeito.

– Este é o termo utilizado para designar a manifestação artística visual realizada em espaços urbanos públicos. Consiste basicamente na interação com as pessoas, monumentos, objetos e o que mais fizer parte do ambiente, e com isso transmitir mensagens, protestar e/ou fazer questionamentos acerca dos interagidos e do meio em que se encontram, podendo ou não incluir uma performance. Entre eles se enquadram Grafites, cartazes, adesivos, cenas de teatro ao ar livre, objetos, etc.
COMUNICAÇÃO SOCIAL

MuroCartazes

Hoje em dia existem diversos grupos especializados em intervenções dos mais diferentes tipos. Desenhos e instalações são facilmente vistos no centro da cidade, e muitas vezes são patrocinados pelo poder público (vide o teatro municipal, que passa por reformas e tem em seu entorno placas de madeirite extremamente bem desenhadas). O poder público se vale desse trabalho não somente para evitar a ação de pixadores, mas por que a intervenção urbana é mais do que somente colorir as paredes. Em meio a uma cidade cinza e entopida de cartazes, o grafite colore, diversifica, anima, altera a percepção do meio urbano, como o exemplo abaixo, o mural de Eduardo Kobra que presenteou a cidade de São Paulo em seu aniversario de 455 anos retratando cenas paulistanas na década de 20:
20
Obra que devia ser feita com mais frequencia e que, quando não autorizado, facilmente é confundido com vandalismo. Mas, afinal, quem ou oque poderia vir a separar racionalmente o que seria arte e o que seria vandalismo? Quais conceitos são aplicados para classificar como arte manter um cachorro amarrado sem se alimentar por dias até morrer, desenhar vestimentas que jamais seriam utilizadas, recriar obras antigas com legumes ou andar de saia numa avenida movimentada de São Paulo como arte e um trabalho independente criativo, inspirado, subversivo e que possa possuir um caráter político-social como uma injúria cabível de punição?
banksy_02

untitled

Quando não é exagerado, funcionam como convites para que as pessoas diminuam um pouco o ritmo frenético rotineiro e possam admirar ou até interagir com as obras. Que as façam pensar, ou que as façam rir, imaginar, sonhar, se rebelar… Melhoram a percepção da realidade sobre problemas sociais, ambientais, etc, e sobretudo, a qualidade de vida!
torradeira

As ações tem um custo x benefício absurdamente alto. Uma idéia, uma folha de sulfite, uma caneta e cola branca são suficientes para transmitir sua mensagem e desempenhar um papel diferente com as pessoas com quem convivemos.
genius

Vou me ater a fazer uma intro, e falar sobre os tipos mais comuns em posts futuros. Quem sabe nao tenha junto algumas fotos de trampos que eu mesmo tenha feito, que tal? Seria legal, hohoho
Segue uns links de sites de grupos e artistas que fazem uns trampos muito legais.
Poro
Esqueleto Coletivo
Descalços
Espaço Coringa
Flickr ExpoStickers
Flickr NewFamilyCrew
8P
Queria linkar mais e melhorar todo esse post, mas ja ta na hora de ir pra faculdade. d=*

Ps: não sei por que diabos eu quis colocar as letras dessa cor.
Ps2: eu tenho um PS2

Ouvindo Metallica – fight fire with fire

Anúncios
  1. atoron *-*

    ai vem o mat diz: COISA DE NEGUINHA DE RUA NÉ NAT – s n tauv ?

  2. Af Nat o Mat tem 68 anos

  3. com corpinho de 30

    • Irvy K.
    • 29 de junho de 2009

    eu tenho 19 com corpinho de 18 e meio
    e vou me abster a apenas isso bjs

  4. http://www.flickr.com/photos/marcellosmurf/ mais um flickr

    • Poro
    • 17 de fevereiro de 2011

    Olá pessoal,
    Tudo bem? Recentemente foi publicado um livro sobre as intervenções urbanas e ações poéticas do Poro: http://poro.redezero.org/livro/
    Dêem uma olhada nesse link acima para conhecer um pouco da publicação e, se puderem, ajudem a divulgar.
    Abraços,

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: